Ácaro

Ácaro é um pequeno animal, da família dos aracnídeos, cuja parte posterior do corpo apresenta-se unida a cabeça sem segmentos. 

São parasitas de animais ou plantas podendo prejudicar permanente ou temporariamente seu hospedeiro. 

Alguns ácaros são transmissores de doenças como a asma. Eles estão presente em quase todos os tipos de tecidos e estofados a saber: camas, sofás, cadeiras, roupas, veículos, etc.

A única solução para eliminar os ácaros é a higienização e limpeza de potenciais focos com produtos específicos. Esses produtos são os que utilizamos na limpeza de sofá e limpeza de colchão, por exemplo.

 

ácaro causador alergia

Tipos de  Ácaros

O ácaro da ferrugem é um ácaro muito pequeno que ataca, principalmente, plantas cítricas e seus frutos.

Os ácaros de folículo são ácaros de 0.4 mm de largura com o corpo alongado e quatro pares de patas muito curtas vive no folículo piloso do mamífero alimentando da secreção das glândulas sebáceas.

Na face do homem pode haver até quatro ácaros da espécie “demodex folliculorum” que não provoca dano algum,  porém podem produzir a formação de cravos e espinhas e,  em caso de grande proliferação, podem surgir diversos tipos de sarnas como a causada pela espécie “demodex canus” nos cães conhecido como sarna.

Os ácaros tem sexos separados, são ovíparos e apresentam o seu desenvolvimento larvário diferenciado de acordo com cada espécie.

Como vários ovos eclodem simultaneamente é fundamental, para erradicar os ácaros, a higienização do ambiente e dos objetos e mobiliários onde esses animais se encontram.

A Lavagem e Limpeza são itens fundamentais. Outro fator benéfico é a entrada de luz direta do sol em colchões, sofás e estofados em geral em alguma parte do dia.