Como limpar estofados

como limpar estofadosSaber como limpar estofados e móveis forrados em couro ou tecido é um aprendizado que só pode lhe ajudar e selecionamos algumas dicas para você.

Sabemos que essas dicas não servirão para todos os casos, mas podem ajudar algumas pessoas e só isso já terá valido a pena

 

Dica nº1: Aspire seus móveis regularmente

Use todos os dispositivos (bicos) do seu aspirador de pó para limpar completamente a sujeira dos móveis tais como: pelos de animais e outros detritos que podem fazer o seu mobiliário mais sujo.

 

Dica nº2:  Identificar as manchas

Manchas difíceis podem precisar de um tratamento específico com PH Alcalino ou Ácido. Dependendo do que sujou o tecido do seu estofado (comida, fuligem, urina, fezes de animais, bebidas alcoolicas, produtos quimicos) o tratamento profissional pode ser indicado. Mas em todos os casos você pode fazer uma coisa sem medo. Absorva a sujeira o mais rápido possivel, que inclusive é a dica nº3 .

 

Dica nº 3: Seque rapidamente o local atingido

É importante agir rapidamente se você tiver um acidente em um sofá ou estofado qualquer. Para isso você pode utilizar um pano seco branco ou toalhas de papel absorvente (papel toalha).  Nunca esfregue pois você pode fazer com que a sujeira fique mais profunda e ainda pode danificar o tecido. Nesse caso o ideal é cercar a mancha e limpar de fora para dentro da mancha evitando que ela aumente. Objetos sólidos como comida podem ser removidos com  uma colher que já esteja a mão ou com qualquer item limpo que seja fino e largo como um cartão ou uma espátula.

 

Dica nº 4: Considere os custos dos produtos de limpeza

Produtos específicos de limpeza (de qualidade) podem custar cerca de R$80,00 uma garrafa pequena. Se precisar limpar um jogo de sofá certamente precisará de algumas garrafas. Por isso as vezes compensa contratar um serviço profissional, como por exemplo a limpeza de sofá que, apesar de ser um pouco mais cara que os produtos,  é feita por profissionais com experiencia em remoção de manchas e recuperação de tecidos.

Mas sem dúvida alguns produtos vendidos em lojas especializadas são muito úteis e funcionam se você aplicar a técnica certa. Você apenas precisa verificar se não são tóxicos e se não causam alergias em crianças e animais.

 

Dica nº 5: Leia as instruções de limpeza de estofados, tecidos e tapetes

Antes de usar alguma técnica para tentar limpar um estofado verifique as etiquetas com os códigos de lavagem e secagem ou o manual de instruções do fabricante. Lá você encontrará as melhores soluções para limpeza de sofá, estofados, tapetes e carpetes. Se você não possui as instruções entre em contato com o fabricante do seu móvel. Através do site alguns já disponibilizam essas informações.

 

 

Enfim, se você tem um sofá mais antigo e não quer investir na compra de um novo sofá, saber como limpar estofados e tecidos certamente é um ótimo caminho para preservar seu móvel eliminando manchas e sujeira.